Projeto Nagô: Ensino de Literatura infantil para promoção da igualdade racial

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Resumo: O projeto em tela trabalha com a formação de professores em perspectivas voltadas aos Direitos Humanos e à formação de professores na perspectiva antirracista. É desenvolvido pelo professor proponente desde 2017 mudando a temática a cada edição, mas conservando o escopo do combate ao racismo e às opressões interseccionalizadas em raça, classe e gênero. A edição proposta, toma como ponto de partida a literatura infanto-juvenil como fonte de promoção da educação étnico-racial com foco nas produções tematizadas e produzidas por autores/autoras negros/negras, bem como os direitos que emergem dessas obras. Tem como objetivo proporcionar discussões sobre questões que envolvam o combate ao racismo, bem como de valorização da cultura, religião, língua e identidade afro-brasileira. Para tanto selecionamos 8 obras, que serão trabalhadas em encontros (giras), realizados uma vez por mês, aos sábados de 08h00 às 11h00. As giras serão divididas em três momentos: 1) Pré-leitura: leitura das obras indicadas, que serão disponibilizadas em formato digital (quando houver) aos participantes do projeto; 2) Mesa redonda: discussão dos pontos de maior realce nas narrativas; 3) Oficina: momento de construção de material didático, e/ou discussão de práticas possíveis a partir dos textos. O projeto será divulgado nas redes sociais, escolas e demais espaços de comunicação, a fim de que a seleção possa ser amplamente divulgada. Serão selecionados 90 integrantes, dos quais não será cobrada qualquer taxa de inscrição. O projeto será desenvolvido totalmente on-line pelo Google Meet, e contará com a mediação do coordenador do projeto, alunos da graduação, e colaboradores da comunidade externa.

Objetivo Geral: Proporcionar momentos de reflexão e aprendizagem sobre as práticas pedagógicas que envolvem a literatura infantil tematizada e produzida por autores negros.

Objetivos Específicos

1 – Conhecer a literatura infantil produzida por pessoas negras e que tematize as questões étnico-raciais;

2 – Reconhecer a literatura como arte e como processo humanização;

3 – Discutir o enredo e as possibilidades de trabalho de cada uma das obras selecionadas;

4 – Elaborar materiais didáticos que promovam a discussão e promoção da igualdade racial;

5 – Promover debates que dirimam os preconceitos entre profissionais da educação.

José Humberto

Coordenador do Projeto

Maria Júlia

Bolsista PIBIC/UNIFIMES