2019 e 2020 – Literatura Infanto-juvenil como subsídio para implementação da Lei 10.639/2003

Descrição: A educação para as relações étnico-raciais embora seja uma necessidade, e ao mesmo tempo uma exigência criada pela lei 10.639/2003, ainda enfrenta muitos desafios seja em sua implantação nas escolas, ou mesmo na produção de materiais didáticos que instrumentalizem a prática docente. Após 15 anos de sua promulgação, observa-se, sobretudo no cenário educacional goiano, que poucas são as iniciativas para que a o trabalho com as questões étnico-raciais seja de fato real. O grande entrave para que as práticas pedagógicas dos docentes sejam desenvolvidas de forma eficaz e eficiente é justamente a formação dos professores para tal trabalho, pois de nada adianta uma produção massiva de materiais se o docente não estiver preparado para mobilizar tais conteúdos em sala de aula. Neste sentido, propomos o presente projeto de pesquisa intitulado Literatura infanto-juvenil como subsídio para implementação da Lei 10.639/2003, que visa investigar as formas e possibilidades que a literatura infanto-juvenil, sobretudo aquela produzida no século XX, e por isso cognominada como parte integrante da Literatura Contemporânea, pode contribuir para o trabalho pedagógico voltado a uma educação étnico-racial. É preciso considerar a literatura não como mero pano de fundo para esta proposta, mas como um instrumento social pelo qual podemos promover a reflexão, o debate e, por conseguinte a identificação de si, e dos outros. Cândido (1972) ao falar da literatura como formação do homem, prelecionou que esta é uma arte capaz de promover não apenas a reflexão, mas proporcionar epifanias e catarses. Neste sentido, é importante salientar que enquanto arte a literatura é capaz de proporcionar no espaço da sala de aula, muitos momentos de aprendizagem e indo muito além do sistema ler-interpretar-responder. Tais reflexões e avanços ao sistema anteriormente descrito são fundamentais para que o trabalho docente em relação à educação étnico-racial aconteça nas salas de aulas. Muitos professores desconhecem as possibilidades de trabalho com a literatura, ou mesmo ficam limitados a títulos que são veiculados pela grande mídia em uma tentativa mercadológica de impulsionamento de um mercado editorial exclusivista. Percebemos, uma grande dificuldade em estabelecer discussões em sala de aula que avancem mais em relação à temática étnico-racial, uma vez que os professores e as escolas voltam a uma representação social do negro que o direciona apenas a temas de escravidão, ou de sua marginalidade em relação a outros temas. Desta maneira ficam à margem das discussões temas como a cultura, a língua, a linguagem e sobremaneira a literatura e os personagens negros. No projeto em tela, propomos, portanto, estudar a literatura infanto-juvenil como um subsídio para o trabalho com as relações étnico-raciais, apresentando o universo da literatura e suas possibilidades de explorar a história e a cultura afro-brasileira.


Integrantes: José Humberto Rodrigues dos Anjos – Coordenador / Brenda Inácio Arantes – Integrante / Janiete Maria de Oliveira Silva – Integrante / Jorge Luiz Tolentino de Almeida – Integrante.