2023-2024 Mediação de leitura literária e as relações étnico-raciais: o conto na formação dejovens leitores

Este trabalho encaixa-se no eixo de formação de professores, mas também de agentes sociais e pessoas envolvidas com a causa antirracista. Atende aos princípios propostos pela extensão universitária que desenvolve ações que promovam o desenvolvimento local e regional. Tem como ápice a contribuição para os estudos na área da educação/pedagogia, sobretudo àqueles referentes a Lei 10.639/2003, que altera artigos da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira – LDB, e institui o estudo da cultura afro-brasileira no sistema de educação do Brasil. Trabalhos nesta área se configuram de suma importância, uma vez que após a implementação da lei em 2003, poucos foram os estudos nesta perspectiva, sobretudo no estado de Goiás. Por tratar-se de ação de extensão na área de ciências humanas, voltando-se também aos subitens das ciências sociais, destacamos que a proposta em tela tem todas as possibilidades, bem como viabilidade para ser desenvolvida na Universidade Federal de Goiás. O referido campo de estudo conta com o curso de Pedagogia, bem como com o de Direito e Serviço Social, áreas envolvidas na proposta, e que possibilitam os recursos necessários e fundamentais para seu êxito. A escolha do gênero conto para mediar a formação dos mediadores de leitura, se dá pelo fato de que ele é caracterizado pela brevidade e concisão narrativa, apresentando uma história completa em um espaço reduzido. Sua estrutura geralmente inclui elementos como introdução, desenvolvimento, clímax e desfecho, permitindo uma narrativa impactante em poucas páginas. Essa compactação narrativa torna o conto uma forma de expressão literária eficiente, capaz de compartilhar emoções, reflexões e mensagens de maneira concentrada. Os contos frequentemente exploram temas universais e complexos de maneira concentrada, oferecendo aos leitores a oportunidade de refletir sobre questões fundamentais da vida humana. A variedade de estilos dentro do gênero também permite que os leitores experimentem diferentes formas de narrativa, desenvolvendo assim suas preferências e ampliando seu repertório literário. Esse gênero, desafia os leitores a interpretarem e inferirem significados, desenvolvendo habilidades críticas e analíticas. A natureza concisa das histórias exige que os leitores estejam atentos aos detalhes, incentivando a capacidade de compreensão e interpretação textual. Essa prática é fundamental para o desenvolvimento da competência literária e ajuda a construir uma base sólida para a apreciação de formas mais complexas de literatura.

Integrantes: José Humberto Rodrigues dos Anjos – Coordenador ; Glabia Soraia Andrade Silva – Integrante ; Ana Carla Ferreira dos Santos – Integrante; Karoline Vitoria Aguiar de Sousa- Integrante ; Luiz Henrique Cassiano Argolo – Integrante ; Ellen Geovanna Araújo Matos- Integrante.